Suely Rolnik
"...ético porque não se trata do rigor de um conjunto de regras tomadas como um valor em si (um método), nem de um sistema de verdades tomadas como valor em si (um campo de saber): ambos são de ordem moral. O que estou definindo como ético é o rigor com que escutamos as diferenças que se fazem em nós e afirmamos o devir a partir dessas diferenças. As verdades que se criam com este tipo de rigor, assim como as regras que se adotou para criá-las, só têm valor enquanto conduzidas e exigidas pelas marcas. Estético porque este não é o rigor do domínio de um campo já dado (campo de saber), mas sim o da criação de um campo, criação que encarna as marcas no corpo do pensamento, como numa obra de arte. Político porque este rigor é o de uma luta contra as forças em nós que obstruem as nascentes do devir"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
meninas, do texto 'Pensamento, corpo e devir - Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico', que a Suely apresentou na banca para docência na PUC. texto arrebatador.
bjs
nossa! to precisando estudarrrr! pensar nesse exercicio da ética da me quebrando a cabeça, aula de ética e aula de nagela nobre, overdose de quinta-feira, jornada dupla, sei lá...rs
de 13h as 21h só vendo espinosa e nietzsche de vez em quando!
Gostei do texto clareou algumas coisas!!
saudades moças!!!
bjo enorme p todas!!
Ps: ANA CLAUDIAAAA, de noticia sim?!!preciso ver c vc urgente o congresso de sampa!!
ei meninas... sei q ando sumida. vida nova, casa nova, bastante trabalho.
e bastante saudades tb. nem a ana eu vejo direito.
bom, só pra dizer que passei por aqui para deixar um beijo em todas.
alguem vindo pra sampa???
Ótimo trecho sobre ética, estética e política. Muita curiosidade sobre o texto todo, mande a referência completa...
Postar um comentário